segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Brincar é coisa séria!

Nem é preciso ser mãe para saber que brincar é o item mais apropriado do universo infantil.
Ficamos babando, super orgulhosas ao ver nossos pequenos vivendo num mundo que é só deles. Repleto de fantasias, imaginação... o mundo perfeito, onde tudo é possível. Cantam, dançam,correm,representam ...
Não é raro uma mãe suspirar ao ver sua pequena, muitas vezes ainda de fraldas, ninando uma boneca, chamando-a de filha, ensinando-a boas maneiras, dando-a comidinha, mamadeira...
Vendo um pequeno super herói, chegamos a acreditar que por sua força de vontade, imaginação e crença ele seria mesmo capaz se salvar o mundo (até porque está definitivamente em extinção pessoas que tenham tanta força de vontade para salvar o planeta, mas isso é assunto para outro post rs).
Às vezes até nos questionamos, "será que ela(e) não cansa de brincar, de falar sozinho?!"
Achamos a brincadeira para lá de natural, algo já cognitivo às crianças. Porém raramente paramos para pensar que mais do que isso... brincar é FUNDAMENTAL.
Hoje vivi um desses raros momentos, de ver a brincadeira por outro prisma. Há dias atrás numa cena corriqueira, estava voltando da escolinha da Malú junto com ela. E lhe pedi para que me desse a mão. E assim ela o fez. Então a disse que queria a outra mão pois daquele jeito não poderíamos atravessar à rua. Ela retrucou: "- Ah mamãe, você quer a minha mão esquerda!" Eu parei, estatalada. Não é possível, uma criança (ainda um bebê) de dois anos e meio não sabe a diferença entre direita e esquerda, ela deve ter falado na sorte! pensei. Mas curiosa como só as geminianas são, não poderia ficar sem tirar isso à limpo. Perguntei à ela se sabia o que era direitae esquerda, sem pestanejar e como se todos nascêssemos sabendo isso ela me afirmou, -"sim!". Não contive a curiosidade, a perguntei várias vezes, como que numa brincadeira de vivo ou morto...e ela acertou em todas as vezes que foi testada. Inclusive me disse que tal proeza a foi ensinada pela Tia Gorete (a professora), no percurso para casa também me revelou saber (graças aos ensinamentos da Tia Gorete) sobre os sinais de trânsito os momentos em que deve parar, seguir ou ficar atento. Isso se deu através de uma musiquinha.
Fiquei meio pasma, conversando com minha mãe, irmãs e outras mulheres, elas me disseram que assim como eu, só foram aprender isso depois que aprenderam a escrever (pois utilizavam como referência a mão na qual escrevem). 
Hoje finalmente me lembrei de questionar e parabenizar a Tia Gorete por tais ações. E foi ai que fiquei ainda mais pasma. Ela não se lembrava de tal feito como sendo ensinado (novamente fiz o "vivo ou morto" com Malú). Me disse que utilizou essas referências  numa brincadeira e que o objetivo principal não era o aprendizado delas. 
Não acho que minha filha é um crânio, nem a criança mais inteligente do mundo. Fiquei pasma com a importância da brincadeira. Com o quanto essa vivência é FUNDAMENTAL na vida das crianças, independentemente de sua faixa etária. Também me interessou muito o fato de estar nítido o quanto as escolas de modo geral acreditam no entendimento e potencial de seus alunos. Não sou velha, muito pelo  contrário. Mas acho muito bacana a ousadia nas quais nossos educadores trabalham com nossos filhos. Quando era criança (e isso nem faz tanto tempo) as coisas nos eram ensinadas de acordo com nossa idade, Hoje isso mudou (claro que existem aprofundamentos de acordo com faixas etárias) porém noto que as crianças tem acesso livre por músicas, leituras, histórias, brincadeiras e que cada uma irá fazer sua assimilação de acordo com seu grau de entendimento e desenvolvimento. Talvez por isso temos crianças tão inteligentes, antenadas com o mundo em que vivem.
Sendo assim, quis dividir com você essa minha reflexão, esse momento de descoberta e convicção de que : BRINCAR É COISA SÉRIA! Pois é da forma mais simples, entusiasmada e alegre que nossos filhos aprendem e se desenvolvem.
Super beijo, 
Kethlen

Deixo para vocês que não conhecem e relembro à quem já conhece, duas dicas super bacanas de músicas, vídeos e brincadeiras nas quais não saem do nosso cd player (apenas quando revezam-se entre si) para os pequenos se divertirem ouvindo ou assistindo:
 Adriana Partimpim e Palavra Cantada.


 Adriana Partimpim: Pseudônimo da cantora Adriana Calcanhoto. 
Utiliza seu belo timbre vocálico e sua musicalidade em canções compostas por ela própria ou em letras de poemas de escritores brasileiros.
Suas músicas além de suaves, contam histórias e contribuem no enriquecimento do vocabulário dos pequenos.



Palavra Cantada


 Links de vídeos do youtube, caso queiram conhecer, matar a curiosidade ou apenas ouvir uma boa música!




Espero que gostem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário