sexta-feira, 26 de novembro de 2010

"Colabora com a mamãe!"

  Todo final de ano me encontro na mesma situação. Parece que quero fazer tudo para ontem. Tantos prazos, tarefas e deveres à serem cumpridos e como se não bastasse, junto das obrigações começo à criar planos e estratégias para qualquer coisa (desde arrumar um guarda roupa, começar uma dieta...) até o fim do ano! 
Estaria tudo mais ou menos tranquilo se tivesse que fazer meu dia render 24 hs para mim, apenas.
Acontece que junto com tantas obrigações, prazos, trabalhos e a imensa vontade de que o ano termine, tenho meus afazeres, obrigações e infinitas tarefas maternas à serem realizadas. E o que é pior: incluo mesmo que sem querer, minha filha nessa louca e corrida rotina! 
Mesmo sabendo que é sem querer, vivo me flagrando em situações onde acabo tratando a Malú como um pequeno adulto. Não sei de onde tiro a idéia de que ela tem noção de tempo, que sabe que precisa tomar banho as 11:30hs, almoçar antes de meio dia, estar na escola às 13 hs... fora os outros compromissos criados por mim ou pelo meu marido. Como se não bastasse, vivia repetindo a frase " Você precisa colaborar com a mamãe!", digo vivia pois certo dia ao ler uma matéria na revista Crescer, levei um baita "puxão de orelhas". Não sei exatamente em qual matéria ou edição lembro-me apenas que me vi naquela situação, e que a partir daquele momento aquela frase avassaladora passou à ser um mantra para mim : "Nossos filhos não são nossos colegas de trabalho, clientes ou colaboradores". Nossa que pesado! Fiquei estática diante da revista. Lá estava escrito tudo sobre o que eu precisava (reconheço que por vezes ainda preciso) ouvir! Crianças não tem noção de tempo, prazos, responsabilidades além das que já são impostas por nós adultos em suas calmas e divertidas vidinhas!  Minha filha é um bebê! Para que irá colaborar com algo que se quer sabe do que se trata?? Que não possui importância alguma para ela?
Querida mamãe, não estou dizendo que devemos deixar nossos afazeres, ou que as crianças não precisam ter responsabilidades, digo apenas que precisamos desacelerar. Respirar fundo, quantas vezes forem necessárias (inclusive ensinei a técnica para minha bebê, sempre que ela está nervosa ou agitada demais nós a aplicamos! Tem sido ótimo! Nos poupa de choradeiras e berros indesejáveis.) No momento em que estou atrasada, correndo implorando para que ela faça algo depressa ou fique com a cabeça parada para que eu penteie seus cabelos, mentalizo: " ela não é minha colaboradora!..." acredite se quiser: isso tem me ajudado muuuuuito! Pois quando me dou conta disso penso que ela não tem culpa de meus compromissos e horários, por isso não posso ser rude, grosseira, pelo contrário.Qualquer palavra ou gesto de brutalidade só tendem a piorar a situação. Por isso quando precisar, mentalize: " nossos filhos não são nossos colaboradores!"
Beijos, Kethlen

Nenhum comentário:

Postar um comentário